segunda-feira, 4 de maio de 2009

UM ANO NO RIO: HORA DA VERDADE

Há um ano cheguei na cidade disposto a iniciar uma nova vida na cidade dos sonhos para mim e dos pesadelos de muitos.

Aqui encontrei paisagens de tirar o fôlego e pessoas maravilhosas.

Por outro lado encontrei níveis de corrupção que jamais imaginava existir.

Todos os setores parecem contaminados e não vislumbra-se nenhuma solução. Parece estar enraizada no Estado Gestor, à exceção de poucos.

Encontrei a indiferença do ser humano que passa sem olhar por dezenas de mendigos atirados nas ruas de Copacabana e luto para continuar sensível sem deixar que a sociedade doente me transforme. Encontrei um Estado autoritário que tira alguns miseráveis das ruas, cadastra-os e leva-os para abrigos, tirando a “sujeira da zona sul”.

Escutei de autoridades que uma bala perdida na zona sul é diferente que uma bala perdida na favela.

Vi garotos negros serem presos por tráfico e garotos brancos serem simplesmente detidos com a mesma quantidade de droga. O negro é traficante e o branco é usuário.

Assisti a um processo de autoritarismo policial nas favelas cujo único objetivo é manter contida uma massa de miseráveis que ganha pouco mais de trezentos Reais.

Aqui no Rio o direito segue à margem e as leis são outras. Ninguém usa capacete ao andar de moto. A maioria dos carros não liga os faróis à noite. Cinto de segurança? Pra que serve isso?

Para compensar todas essas mazelas, o Rio é uma cidade cheia de oportunidades, para quem sabe aproveitá-las e tem seus objetivos bem definidos. Foi assim comigo e está sendo com todos os amigos que conheci que vieram para cá com objetivos semelhantes aos meus. Acredite, é aqui que as coisas se tornam possíveis!














Minha maior decepção foi constatar que a maioria dos cariocas não sabe disso e reclama muito. A maioria nunca foi ao Cristo Redentor ou andou no Bondinho do Pão de Açúcar. Tenho um amigo que, até os 17 anos nunca havia saído de dentro de seu condomínio, na Barra! Imagina a vivência que vai ter um cara desses... é capaz de morrer de susto se for assaltado.

Mas o Rio é assim... dinâmico... em dia tu é assaltado, no outro fica amigo do ladrão.

Apesar de tudo que acontece aqui que é mostrado pela mídia, hoje o bondinho vai andar, o Cristo estará lotado, a Cinelândia vai vibrar freneticamente, o metrô não vai parar, enfim... as pessoas vão continuar vivendo e amando o Rio. E foi numa manhã de domingo, antes do sol nascer, há exatos 10 dias que eu decidi: Vou ficar no Rio. O resto de minha vida.













Como dizia a música...

O Rio de Janeiro continua lindo!

2 comentários:

  1. Bom saber que você tomou essa decisão. Fico feliz em saber disso.

    Tenho certeza que o RJ ainda vai lhe render muitas história nesse blog.

    Partiu Maraca pra Fla X Inter???

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. E ai meu amigo. tudo tranquilo por ai? Me parece que tu está numa boa e no rumo da felicidade. Queria só te comunicar que estarei chegando no Galeão dia 21/09 as 10 da manha. Me aguarde com itinerários para passeios e festas. Abraço

    ResponderExcluir

Deixe um comentário